8 de novembro de 2011

Geléia de Biri-biri com Alcaçuz

Geléia de biri-biri com alcaçuz by Don'Anna
Ufa!!! Pensei que não iria sair mas, enfim, saiu! Amigos, apresento uma deliciosa geléia de Biri-biri (fruta da familia da carambola, que é beeeemmm azedinha, serve para baixar pressão e, também é utilizada em moquecas). Tudo começou sábado passado quando meu sobrinho Junior chegou aqui em casa com uma sacola cheia de biri-biri, então fiquei imaginando o que faria. Foi quando veio a luz, plim! Vamos fazer uma geléia e tornar o azedinho em docinho. Vejam como foi feita e deu certo. Ótima para acompanhar torradas, queijos brancos e o que mais quiser.

Ingredientes:

2Kg de biri-biri
1 pedaço pequeno de alcaçuz
400gr de açucar

Modo de Fazer:

Corte os biri-biris em uma panela e leve ao fogo baixo para cozinhar por 30 minutos ou até que se desmanchem. Não é necessário juntar água. Passe os biri-biris cozidos por uma peneira e coloque em uma panela junto com o açúcar e e alcaçuz (você acha em lojinhas de produtos naturais. Trata-se de uma raiz). Leve ao fogo baixo e mexa até ficar moreninho e em ponto de calda grossa, mais ou menos 40 minutos. Despeje em uma vasilha de vidro e leve a geladeira. Fica óóóóótima. Ah! Recomendo experimentá-la com torradinha Big-Toast e queijo branco.



7 comentários:

  1. Pense num negócio bom! Pensou? É mais! :o)

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei e vou praticar essa gostosa geléia.

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho biri-biris e, com a ajuda de Don'Anna sei fazer geléia. Você é meu convidado. Traga torradinhas Big-Toasts e sentemos a mesa!

    ResponderExcluir
  4. amei a geleia de dona ana obrigada agora vou fazer sempre bjs

    ResponderExcluir
  5. Rende quantas porções ? E qual o prazo de validade depois de feito? É necessário manter na geladeira mesmo lacrado?

    ResponderExcluir
  6. fiquei sabendo que da para fazer sabao mas nao quiseram falar a receita
    alguem sabe como fazer o sabao
    aguardo retorno

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...