30 de outubro de 2011

O desafio do Abará

Ontem fui desafiada por meu marido, que não é baiano! Íamos fazer uma reunião na casa de amigos e ficamos de levar uns mini-abarás congelados, desses de supermercado, para tira-gosto. Passamos por uma dessas casas que vendem todo tipo de material para baianas de acarajé pensando que poderíamos encontrar os tais mini-abarás mais em conta por lá. Ledo engano, lá só vende o material. Aí, meu marido olhou pra mim e perguntou: "Você não seria capaz de fazer?". Neste momento baixou o espirito de minha bisavó que era africana casada com português. Eu disse pra ele "vamos comprar o material e vou tentar". Peguei umas dicas com uma baiana que estava por lá e fomos ao desafio. Resultado... SUCESSO TOTAL! Por isso vou dividir a receita com vocês:

RECEITA DE ABARÁ


1 Kg de feijão fradinho descascado e processado
200g camarão seco
100g amendoim torrado sem pele
2 cebolas grandes
200ml azeite de dendê
Folhas de bananeira para enrolar os abarás

Em uma vasilha funda coloque o feijão processado (vira uma pasta). Bata no liquidificador ou no processador o camarão, as cebolas e o amendoim. Junte ao feijão batendo com uma colher de pau. Coloque o sal, continue batendo e vá juntando o azeite de dendê aos poucos. Quando estiver tudo uniformemente misturado, corte os quadrados das folhas de bananeira e coloque uma colherada da massa. Então embrulhe, faça uma trouxinha e vá arrumando em um caldeirão. Coloque água de modo que não cubra os abarás e, por fim, um prato virado em cima para não desfazer as trouxinhas durante a fervura. Cozinhe por aproximadamente 40 minutos ou até que estejam firmes. Depois é só correr pro abraço.





3 comentários:

  1. Ô abará que tava bão!!! :O)
    Já pode montar o tabuleiro na frente do condomínio. kkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Boa noite meu nome e iales moro em salvador mas sou filha de paulista e tenho dificuldades em algumas comidas bahianas eu quería saber se posso colocar coentro e no lugar do amendoin castanha de caju na massa do abara gostaria de saber se este abara q vc fez e o temperado e se posso colocar outros temperos obrigada.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...